Faleceu o Advogado Jonas Sampaio.

Meu amigo Jonas Sampaio, que embora residindo em Correia Pinto, trabalhava em Ponte Alta, faleceu no último final de semana. Nego Jonas, como era conhecido pelos amigos era advogado especializado em Direito Administrativo e Constitucional e atuou em vários municípios da Amures. Integrante da juventude dos anos 60/70’s, foi para mim, ao lado do Lageano (Juares Regianinni), um dos formadores de opinião do que viria a ser a Festa do Pinhão. Digo isto, porque naquela época, todo mundo estudava fora. O jovem terminava o segundo grau, fazia o vestibular e ia estudar fora (Curitiba/Porto Alegre e depois Floripa). Como as estradas não eram muito boas, e em média se levava seis horas entre uma capital e Lages, os estudantes e amigos só se encontravam aqui na cidade durante as férias de Julho. Em julho quem morava fora estava em Lages. Pensando em atividades esportivas para a rapaziada

 

Jonas Sampaio

Jonas Sampaio

 

Plínio e o "Lageano" Juares Regianinni.

Plínio e o “Lageano” Juares Regianinni.

os dois (Lageano e Jonas), criaram o Torpelfe (torneio de pelada de férias), que era um torneio de futsal com os amigos de fora, a maioria, e os que por aqui ficaram. As atividades etílicas eram rotina nas noites frias. Mas o grande embrião do que viria a ser uma festa de inverno, foi a criação do festival de teatro, que chegou a trazer para Lages o grande Paschoal Carlos Magno, um dos maiores diretores de teatro do Brasil e que no verão retribuía, recebendo a rapaziada em sua casa de Santa Teresa, no Rio. Criaram também o Festinver, que acontecia em julho no novo auditório do Colégio Diocesano, quem não se lembra do Grupo Arembepe e do Gilberto Gil ? e que para mim foram as sementes da Festa do Pinhão. Na minhão opinião, estes dois, o Lageano e o Nego Jonas, foram os grandes responsáveis pela criação de uma mentalidade de festa de inverno. Depois teve o festival de cinema, o Araci Paim com os gaiteiros na churrascaria, mas aí é outra história.

Publicado em Variedades por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Paulo Marques é formado em Administração de Empresas pela FAE/PR e em Direito pela UNIPLAC. No jornalismo, atua desde os anos 90, com passagens pelas rádios Clube, UDESC FM e 101 FM. Na televisão, passou pelas tvs SCC, Tele Câmara, TV Univest e Nova Era TV. Escreveu para vários jornais de Lages e de Curitiba/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.