O peso dos indecisos na eleição estadual e presidencial.

Colega jornalista Prisco Paraíso em seu blog de hoje no DC, analisa o peso dos indecisos na eleição, deste ano. Acompanhe:                                                                                            A apenas 24 dias das eleições, o índice de indecisos mostrado pelas pesquisas nacionais, sempre na casa de um dígito, deixa claro, a menos que haja nova hecatombe na reta final, que o encaminhamento deve ser pelo segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva. Além disso, há pouca margem para manobra e captação de votos no território dos oponentes.
Já no contexto estadual, aqueles que ainda não escolheram os candidatos a governador e ao Senado é que definirão os rumos da corrida eleitoral. Na última Pesquisa Ibope-RBS em Santa Catarina, os indecisos somaram 17%, percentual não tão alto, mas que tem capacidade de embolar o jogo e forçar o segundo turno, caso Raimundo Colombo perca terreno.
Mas a eleição mais aberta ainda segue sendo a do Senado, onde o mesmo estudo do Ibope cravou que 30% dos entrevistados não sabem em quem votar. É um patamar que permite tanto a Dário Berger (PMDB) quanto a Milton Mendes (PT) sonhar com a vitória, uma vez que a dianteira de Paulo Bornhausen (PSB) sobre o peemedebista tem girado na casa dos 10%, com o próprio Milton se aproximando dos dois dígitos.                                                                                                    Já para Moacir Pereira, o pleito estadual está mais tranquilo e se encaminha para uma definição já no primeiro turno:                                                                ”  A campanha presidencial continua despertando mais interesse em Santa Catarina do que a disputa ao governo do Estado. Este cenário é um sintoma das pesquisas eleitorais. A posição do governador Raimundo Colombo em relação aos concorrentes é mais tranquila do que as prévias para a presidência da república, muito mais equilibrada.”

Publicado em Política por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Paulo Marques é formado em Administração de Empresas pela FAE/PR e em Direito pela UNIPLAC. No jornalismo, atua desde os anos 90, com passagens pelas rádios Clube, UDESC FM e 101 FM. Na televisão, passou pelas tvs SCC, Tele Câmara, TV Univest e Nova Era TV. Escreveu para vários jornais de Lages e de Curitiba/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.