Polícia Militar forma condutores

A Polícia Militar de Santa Catarina passa a contar com um novo grupo de policiais condutores de cães farejadores para atuação em diferentes regiões do Estado. A cerimônia de formatura foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, em São José, e contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, entre outras autoridades.

O coronel Cabral destacou a evolução no uso dos cães como suporte ao trabalho da corporação nos últimos anos. “Passamos por um trabalho de humanização do ImageProxycão, aprendendo técnicas norte-americanas. Hoje, o nosso cão cumpre muito bem sua função quando acionado, mas é um animal dócil fora do trabalho. Isso faz com que o canil da PM seja cada vez mais solicitado para diferentes tipos de operações. Nossos cães são muito importantes, fazem um trabalho de excelência e, sem eles, muitas ocorrências não teriam o êxito que conseguimos, seja ao capturar pessoas ou localizar drogas e armamentos”, explicou o comandante-geral.

O novo grupo é formado por 13 policiais, que passaram por um curso de quatro semanas de treinamento, totalizando 200 horas/aula. Os policiais foram capacitados para adestramento e condução de cães utilizados em operações especiais. 

Os novos policiais treinados atuam em diferentes regiões do Estado que contam com canis da PM: São José (três policiais), Itajaí (dois), Xanxerê (dois), Florianópolis (um), Blumenau (um), Jaraguá do Sul (um), São Miguel do Oeste (um), Mafra (um) e Lages (um).

“Nossos cães são utilizados, principalmente, em ações como localização de entorpecentes e armas, busca de pessoas e policiamento especializado em grandes eventos. São animais importantes porque dão uma resposta muito positiva para trabalhos de complementação ao exercício policial, garantindo ainda mais eficiência em nossas ações”, ressaltou o major Claudionir de Souza, comandante da companhia de policiamento com cães.

A companhia de policiamento com cães da PM de Santa Catarina foi criada em 1980. Hoje, conta com 14 canis setoriais em diferentes regiões do Estado. São cerca de 100 policiais adestradores em atividade que cuidam de 120 cães farejadores. 

Na formatura desta sexta, também foram prestadas homenagens para pessoas, empresas e organizações que apoiam o trabalho do canil da Polícia Militar.

Publicado em Segurança por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Paulo Marques é formado em Administração de Empresas pela FAE/PR e em Direito pela UNIPLAC. No jornalismo, atua desde os anos 90, com passagens pelas rádios Clube, UDESC FM e 101 FM. Na televisão, passou pelas tvs SCC, Tele Câmara, TV Univest e Nova Era TV. Escreveu para vários jornais de Lages e de Curitiba/PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.