Governador Colombo nos States.

Colombo e Ponticelli juntos.

Colombo e Ponticelli juntos.

O governador Raimundo Colombo deu mais um passo nas negociações com o grupo multinacional TransGas Development Systems, que tem projetos de investir na construção de uma fábrica de processamento de carvão para transformar em fertilizantes na região Sul de Santa Catarina. Em reunião na manhã desta segunda-feira, 26, na sede da empresa em Nova Iorque, Estados Unidos, o governador e comitiva ouviram uma explanação de uma hora e meia do presidente da TransGas, Adam Victor, sobre as razões do interesse da companhia em investir em uma unidade no Brasil.

A cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, ministra Lucia Maria Maierá; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli; o deputado Valmir Comin; o técnico da Secretaria da Fazenda, Renato Lacerda; e o ex-secretário de Assuntos Internacionais Alexandre Fernandes participaram do encontro, realizado em pleno feriado do Memorian Day – em homenagem aos soldados que morreram em todas as guerras.

Adam Victor disse que o grupo vislumbra excelentes oportunidades de crescimento no consumo de fertilizantes pela força da agricultura brasileira que já atingiu uma produção de 200 milhões de toneladas de grãos por safra. “Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no Brasil são importados e o consumo cresceu 231% nos últimos anos”, disse o presidente da TransGas. Victor ressaltou que outro fato levado em conta para o investimento em Santa Catarina está nas reservas de 3 bilhões de toneladas de carvão.

O projeto da unidade de fertilizantes – ureia e nitrato de amônia – está pronto e prevê investimentos de US$ 2,7 bilhões. Victor garantiu que a empresa não causará nenhum tipo de poluição ambiental, porque a TransGas dispõe de tecnologia que não prevê a queima de carvão. A construção da fábrica, prevista para ser concluída no prazo de 39 meses, empregará cerca de 5 mil operários. Depois de pronta, terá de 300 a 500 empregos diretos e 600 vagas indiretas.

Publicado em Economia por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Paulo Marques é formado em Administração de Empresas pela FAE/PR e em Direito pela UNIPLAC. No jornalismo, atua desde os anos 90, com passagens pelas rádios Clube, UDESC FM e 101 FM. Na televisão, passou pelas tvs SCC, Tele Câmara, TV Univest e Nova Era TV. Escreveu para vários jornais de Lages e de Curitiba/PR.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.